Conflitos em Israel
A guerra entre Israel e Palestina é um evento complexo e cheio de nuances que remonta ao século XIX. Nessa época estavam acontecendo dois eventos que foram fundamentais para que isso ocorresse.
O primeiro foi o SIONISMO, surgido em 1890, movimento que defendia a existência do povo judeu como Estado. Tomou força a partir do lançamento do livro escrito por um jornalista judeu húngaro.
O segundo foi a DECLARAÇÃO DE BALFOUR, em 1917, que prometia estabelecer uma nação para os judeus na Palestina.
A região da Palestina inclui a Cisjordânia, Faixa de Gaza e Jerusalém Oriental, sendo considerada sagrada para os cristãos, judeus e árabes.
Esses eventos acirraram os ânimos entre judeus e palestinos e resultaram em um dos conflitos mais longos da história da humanidade.
Outro ponto de tensão entre eles foi o deslocamento de milhares de refugiados palestinos de suas terras depois que Israel foi criada em 1948.
Atualmente a Faixa de Gaza está sob o comando de Israel desde 2007 e vem sofrendo retaliação do grupo terrorista Hamas. Este se originou em 1987, e não aceita a presença de israelitas e judeus na região.
Um dos episódios mais recentes e chocantes dessa história foi o ataque do Hamas a Israel em 7 de outubro de 2023, onde foram mortos cerca de 1200 pessoas, e 240 reféns, tendo ficado muito tempo em poder dos terroristas.
Como pode ser percebido, essa longa guerra que já massacrou milhares de inocentes, infelizmente, ainda não tem indícios de que esteja chegando ao final.