Caos no Rio de Janeiro: confronto entre polícia e traficantes do Comando Vermelho
Nesta terça-feira, dia 28 de outubro de 2025, a polícia realizou uma etapa da megaoperação Contenção, no Morro do Alemão e na Penha, zona norte do Rio de Janeiro, contra o grupo criminoso Comando Vermelho. A iniciativa visa combater o avanço do CV por territórios fluminenses.
As atividades administrativas foram suspensas, e mais de 2500 agentes foram enviados para cumprir mandados de prisão, busca e apreensão. As ações começaram logo nesta madrugada. Durante a operação os bandidos reagiram com barricadas, bombas com drones e muitos tiros. Foi um verdadeiro cenário de guerra.
Após as prisões, os criminosos agiram em represália, fechando ruas e avenidas, o que resultou em 64 mortos e 81 presos. Dentre os mortos, estão 4 policiais. Mais de 100 linhas de ônibus tiveram suas trajetórias alteradas. Várias universidades e escolas suspenderam as aulas. A rotina dos moradores e cidadãos foi severamente alterada.
Policiais Mortos:
– Marcus Vinícius Cardoso de Carvalho, de 51 anos;
– Rodrigo Velloso Cabral, de 34 anos;
– Cleiton Searafim Gonçalves, policial do Bope;
– Herbert, policial do Bope.
O Palácio Guanabara afirmou que esta é a operação mais letal da história do estado.
As represálias feitas pelos criminosos começaram no início da tarde, e a operação foi além de 18h30, horário em que novo tiroteio foi registrado na região.
Policiais apreenderam 93 fuzis, 2 pistolas e 9 motos.
Entre os presos estão:
– Thiago do Nascimento Mendes, o Belão do Quitungo, um dos chefes do Comando Vermelho da região;
– Nicolas Fernandes Soares, indicado como operador financeiro de um dos altos chefes do Comando Vermelho;
– Edgar Alves de Andrade, apelidado de Doca ou Urso.
